POSTAGENS RECENTES

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

OPINIÃO

 Por pressão, planos de educação de 8 estados, inclusive o Paraná, excluem ‘ideologia de gênero 

25/06/2015 



Conservadorismo ou política de votos?


Angela Oliveira B. Silva

A participação dos políticos em relação à educação para a sexualidade no Brasil não vem sendo positiva, mas sim muito polêmica, pois tentam manter o país no conservadorismo que a sociedade impõe. Os desdobramentos dessa postura são engavetamento de projetos sobre orientação sexual que poderiam tratar de temas importantes como gravidez, aborto, homossexualidade, homofobia, entre outros temas.


O Ministério da Saúde afirma que 1 em cada 7 mulheres em idade reprodutiva já realizou o aborto, que é a quinta causa de morte materna. Mas cada vez que é tocado neste assunto, o parlamento acaba não discutindo e o projeto é esquecido. Assim, jovens continuam realizando aborto inseguro e correndo  risco de vida, pois muitos nem têm noção dos riscos ao realizar esse procedimento.


Do mesmo modo, temas como homossexualidade são vistos pelos deputados como temível e perigoso para ser tratado com jovens nas escolas. O apoio popular é evidente como podemos perceber pelo aumento do fenômeno contemporâneo Homeschooling, que consiste na iniciativa dos pais em oferecerem aos seus filhos educação intelectual em casa para controlá-los. Ao tirá-los da escola podem mantê-los no conservadorismo que a família impõe.


Embora estas situações não sejam resolvidas da noite para o dia, na política, os parlamentares deveriam agir de modo laico e não se importarem tanto em agradar os pais para não perderem votos, pois os jovens precisam receber a devida educação sexual e a sociedade precisa parar de temer o rompimento dos paradigmas. 

2 comentários:

  1. Olá, Angela, li sua opinião gostei muito da parte que fala que os país tiram os filhos da escola para manter eles conservados queria parabenizar você pelo otimo texto espero que escreva outros texto adorei o seu até o próximo texto angela

    ResponderExcluir
  2. Olá,Angela!!! gostei muito do seu texto , e concordo com sua opinião sobre o aborto , pois alguns adolescentes acabam fazendo uma besteira de engravidar e acabam engravidando!!!
    Marcos 8 ano A

    ResponderExcluir