![]() |
| Clique para ler a reportagem.http://www.issuu.com/viracao/docs/edicao_96 |
Há uma idade certa para engravidar?
Essa questão foi debatida pelos alunos do 2º ano A e muitos pontos de vistas diferentes foram defendidos. Abaixo temos o posicionamento da aluna kathlyn.
MAMÃE PROFISSIONAL
Kathlyn Isabela dos Santos Alves
Quando pensamos na palavra “mãe”,
automaticamente pensamos em uma mulher preparada e segura que terá condições
suficientes para dar toda a estabilidade que seu bebê precisa. Desse modo,
existe sim uma idade certa para engravidar.

Ao contrário de antigamente, a mulher hoje
em dia procura aproveitar sua juventude tanto no social quanto no profissional.
As oportunidades são inúmeras e um filho poderia vir a interromper muitos de
seus objetivos.
Vivemos em uma selva de pedras onde quem
não se prepara não tem vez no mercado de trabalho, por isso a formação é tão
importante. Por ser tudo tão corrido, a maioria das jovens param de estudar ao
engravidar. Assim, se ocorre uma gravidez sem planejamento, a jovem mamãe terá
que cuidar de outra vida e deixar suas prioridades para o amanhã, mas será que
existirá esse amanhã?
Estudos mostram que a pressão e a
instabilidade emocional são extremamente comuns na gestação e que uma
adolescente não está preparada para enfrentar tudo isso, o que pode levar a
depressão e muitas vezes até ao suicídio.
Há quem não apoie a gravidez na
maturidade, dizendo que é arriscado ou que a mulher não conseguirá ter ânimo
para correr atrás de seu filho, mas atualmente existem diversos métodos seguros
para a mulher ter uma gravidez tardia, inclusive empresas já oferecem apoio a
suas executivas que tomam essa decisão financiando o congelamento de óvulos. Sejamos honestos: cuidando da saúde, mulheres correm
maratonas, cuidar de uma criança seria mais uma alegria.
Engravidar na maturidade não significa
engravidar com 50 anos, e sim estar preparada para receber este presente tão especial.
Assim, estudar e formar uma carreira só darão melhores condições para alcançar
o sonho tão desejado da maioria das mulheres, o sonho de ser mãe.
Notícias relacionadas:

Olá kathlyn
ResponderExcluirrealmente é o que acontece com nossa sociedade nos dias de hoje, as mulheres estão querendo aproveitar mais, pois acham que ter um filho muito cedo irá interromper muito de seus objetivos, por conta de seus compromissos estudos e entre outros, porque como você disse estudar é uma carreira que só darão melhores condições para alcançar os sonhos.
Mais há também aquelas mulheres que acham que ter filhos numa idade mais tardia não terão ânimo e disposição para cuidar do bebê.
Isabela Maschio 2° A
Olá Kathlyn Isabela,
ResponderExcluirgostei do seu texto sobre as mães. Já conheci meninas que estavam grávidas aos 15 anos de idade, ter um filho para cuidar é como você disse não é ruim é um privilégio, mas na hora certa, com experiência, paciência, amor e carinho.
Nicolly Fernanda
Olá Kathlyn, gostei muito do tema que você abordou, pois conheço muitas adolescentes amigas minhas que tão grávidas e teve que parar os estudos. Bem ser mãe agora na fase da adolescência é muito difícil ,pois criamos sonhos para o nosso futuro , e uma gravides indesejável na adolescência acaba atrapalhando os sonhos .Entretanto acho também que a gravides tem hora certa ,pois precisamos crescer mentalmente ,porque agora somos muitos jovens para sermos mãe, precisamos ficar mais maduras ,pois teremos que esquecer dos nossos sonhos para cuidar de casa e dos filhos .
ResponderExcluirAluna: Jheniffer F. F. De Carvalho 9º ano B
Olá, Kathlyn Isabela.
ResponderExcluirGostei muito do seu texto, bem que você disse: engravidar na adolescência não significa engravidar aos 50 anos, e sim tem que estar preparada para receber um presente muito especial. Mas sempre tem que terminar os estudos começar a trabalhar etc, ter filhos é uma tarefa mais ou menos dificil, tem que ter muita responsabilidade.
Parabéns pelo seu texto gostei muito.
Mariane 9 ano B.
Olá Kathlyn
ResponderExcluirGostei muito do seu texto, pois esse tema que você abordou é um muito polêmico, hoje em dia está muito comum jovens ficarem grávidas, e uma gravidez na adolescência atrapalha muito. Atrapalha estudos, trabalhos,sonhos, ou seja, atrapalha os objetivos da jovens. Um filho é sim um presente, um presente de Deus, mas pra tudo tem que ter sua hora. Naa minha opinião as jovens devem se cuidar mais e cuidar mais do seu futuro pós quando ela já for uma mulher formada com emprego casada ela terá melhor condição para tem um filho, melhor condição pra cuidar de um filho, precisamos crescer mais crescer mentalmente também precisamos ser mais maduras pra poder tem a capacidade de cuidar de um bebe, ser mãe e muita responsabilidade e na nossa adolescência precisamos se preocupar mais com estudos.
Andressa Balena
Óla KATHIYN ISABELA DOS SANTOS
ResponderExcluirgostei muito do seu texto pós minha mãe me teve com 15 anos e teve que para de estudar para que pudesse cuidar de min até os meus 2anos, depois disso ela demorou a voltar a estudar,isso prejudicou muito pós ela queria trabalhar para ajudar em casa porem ela não conseguia por não ter acabado seus estudos e o dinheiro que tinha era o que meu pai mandava . Com tudo isso acabei indo marrar com a minha vó. O seu texto fala muito a realidade e por que muitas mulheres estão preferindo ter família depois dos estudos.
Maycon gustavo 9 ano
Olá, Kathlyn Isabela,
ResponderExcluirgostei muito do seu texto, porque hoje em dia os jovens estão tendo filho muitos cedo, isto leva a mãe a abandona seu filho, ou então desistir de seu sonho para cuidar de seu filho. Uns dos motivos de acabar com o futuro é parar de estudar por vergonha de estar grávida na juventude, daí ela não termina o estudo e nisso não vão ter futuro bom, não terá uma profissão que levará um bom salario, que não terá condições de cuidar de seu filho e levará a roubar e traficar. Por isso é bom se cuidar quando é jovem.
Rafael Batista
OLÁ, EU SOU O ALUNO DO 9º ANO, GOSTEI DO SEU TEXTO PORQUE VOCÊ FALA SOBRE A IDADE CERTA DE ENGRAVIDAR E HOJE EM DIA AS JOVENS JÁ QUEREM ENGRAVIDAR E SE ISSO ACONTECE, IRÃO PERDER AS OPORTUNIDADES DE TER UM FUTURO MELHOR. E ELAS VÃO FICAR UM POUCO ENVERGONHADA PORQUE VAI QUE UMA PESSOA QUE NEM CONHECE ELA, FALA ALGUMA COISA.
ResponderExcluirALAN GABRIEL PEREIRA CARVALHO
Boa noite a todos,
ResponderExcluirVenho por meio desse comentário agradecer todos os elogios e criticas, pois é isso que motiva alguém que gosta de escrever.
Como disse acima, uma criança é um presente que nos mulheres temos a dadiva de receber e confesso que sou totalmente apaixonada por elas. Filhos? Claro, quero dois, mas por enquanto apenas "babo", sei que tenho que ter muita responsabilidade e por que não desenvolvermos essa responsabilidade ao longo da vida, durante nossos estudos ? Desta forma além de maturidade para cuidar, iremos dar um futuro melhor a nossa proxima geração, tenho certeza que não é do agrado de ninguém ver crianças passando necessidades .
Enfim, ser mãe/pai é uma imensa responsabilidade, responsabilidade esta que nos adolescentes não estamos preparados a ter, que possamos pensar em cada uma de nossas escolhas, afinal um filho é pra vida toda.
POR: KATHLYN ISABELA DOS SANTOS ALVES 2° A