POSTAGENS RECENTES

domingo, 18 de outubro de 2015

OPINIÃO

Clicle para conhecer a revista "Viração" e encontre a reportagem de capa "Preparada, mamãe?"

Existe um momento certo para engravidar?



Todos podem ter filhos, poucos podem cuidar

Por Bruno Bereta e Vitor Hugo

Podemos ter filhos no momento e idade que acharmos melhor, mas também devemos pensar no futuro nosso e no da criança. Por isso, acreditamos que existe um momento certo para engravidar, que deveria ser após os 18 anos, pois jovens e adolescentes ainda estão em fase de desenvolvimento físico e emocional, além disso, não têm independência financeira para assumir a responsabilidade que um filho representa na vida de uma pessoa.

A gravidez precoce é muito prejudicial para o adolescente porque esta fase já é marcada naturalmente por muitas transformações. Este é um período de transição, insegurança e busca de identidade. Geralmente os adolescentes estão ainda indecisos quanto ao seu futuro e também mudam de ideia constantemente. O amor de sua vida hoje poderá ser seu pesadelo no dia seguinte. E um novo amor surge como mágica! Uma criança não deveria jamais ser criada no meio dessa montanha russa.  Quanto ao desenvolvimento físico, o corpo do adolescente ainda está em desenvolvimento (ocorre um verdadeiro bombardeamento de hormônio) e nessa fase há riscos significativos de anomalias cromossômicas responsáveis por doenças como a síndrome de down.

Outra característica dessa fase é a dependência dos pais, que gera um grande problema aos pais adolescentes: a figura de autoridade na educação do filho. Criam-se conflitos de autoridade entre pais, filhos e avós. A criança obedecerá a quem nos eternos conflitos diários? Como os pais adolescentes não têm dinheiro para comprar tudo o que o filho vai necessitar, intensifica ainda mais a dependência dos pais e assim muito pouco resolverão sobre a vida de seu filho.

Diante do exposto, para um futuro melhor não só para os pais, mas também para o filho, devemos pensar se temos condições financeiras, mental, emocional para cuidar e amar nosso filho para que no futuro ele não tenha problemas psicológicos relacionados à educação recebida de pais adolescentes imaturos, inseguros e inexperientes com a vida. Se não temos, devemos buscar informações para iniciar uma vida sexual de forma prudente  e deixar para ter filhos no momento certo.



3 comentários:


  1. Engravidar na adolescência pode trazer prejuízo para a mãe e para criança porque para ter um filho e dar um futuro bom para ele tem que ter uma vida estável. Prejudica muito a mãe porque sendo ela nova, atrapalhará seus estudos, impedindo que faça uma faculdade. Se o pai for maior, terá toda a responsabilidade financeira sozinho e se for menor, a situação ainda piora, pois não terá condições financeiras para sustentar seu filho.

    Por Gustavo, Willian e Wellingtom

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vitor e Bruno, realmente achei o texto de vocês muito interessante, creio que realmente é muito melhor concluir os estudos e procurar uma cerreira profissional antes de ter um filho, o importante é se estabilizar tanto psicológica, como financeiramente. Ter um filho cedo de mais pode “arruinar” a sua vida ou pelo menos estragar muitos de seus planos, não que ter uma criança seja algo ruim, porém, nessa fase elas são extremamente imperativas e carecem de muita atenção coisa que um adolescente não tem em abundância. Muitas das vezes estas garotas que acabam tendo uma gravidez indesejada chegam a abandonar seus recém-nascidos em qualquer lugar com a intenção de se “livrar” dessa responsabilidade, por isso concordo que existe sim, uma idade certa para engravidar.

    Adrielly Brito.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meninos, apesar de sentar do lado de vocês confesso que me surpreendeu muito o texto.
    Viver nessa montanha russa não é mesmo nada fácil, não conseguimos cuidar de nos mesmo, uma criança poderia vir ate a sofrer com tudo isso, por isso temos que procurar tomar decisões corretas no decorrer de nossas vidas.
    Mais uma vez , parabéns .

    POR: KATHLYN ISABELA DOS SANTOS ALVES 2°A

    ResponderExcluir