POSTAGENS RECENTES

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

EDITORIAL

Cantada é elogio?

A vítimas geralmente não denunciam porque tem medo de sofrer violências piores ao reagir negativamente a uma abordagem.

Por Adryelle Gomes da Rocha, Aline Alves da Siva, Carla da silva Nunes Machado


O assédio sexual no Brasil é uma coisa comum, as principais vítimas são mulheres de mais variadas idades. Os agressores podem ser jovens, adultos  e, inclusive, homens mais velhos também. As mulheres não devem considerar esse comportamento como se fosse algo natural, pois esse tipo de conduta  pode abalar a estrutura emocional feminina.

O assédio sexual tem causado impactos sérios e negativos à saúde física e emocional das mulheres. De acordo com a Defensoria pública do Estado de São Paulo, o que está por traz do assédio não é um elogio, na verdade, esse comportamento é efetivamente uma tentativa de demonstrar poder e intimidar a mulher.

O assédio sexual pode ser considerado como crime, de acordo com o comportamento apresentado pelo assediador, mas ainda não há um protocolo para a vítima fazer queixa. Geralmente, as mulheres não denunciam porque têm medo de sofrer violências piores ao reagir negativamente a uma abordagem. Porém, quando essas situações desagradáveis ocorrem, ficar calada nem sempre é uma boa opção, pois suportar nos dias de hoje atitudes machistas prejudica o psicológico feminino.

Para que essas abordagens machistas acabem a lei deve ser mais rígida em casos de assédio sexual, e mesmo em caso de cantadas baratas e assovios deve-se aplicar penas alternativas, como prestação de serviços sociais, pois nós mulheres não merecemos passar constrangimentos no nosso dia-a-dia. 

___________________________________________________

Vencer o medo

Por Natany Raquel Xavier e Caroline Novaes Afonso
 

As  vítimas  de assédio deveriam vencer o medo e denunciar os assediadores porque eles merecem ser presos para não abusarem de outra mulher. Se isso acontecesse, diminuiria bastante o assédio sexual. Outra questão é a roupa da mulher. Ela deveria usar roupas que não chamassem tanta a  atenção dos homens. 

____________________________________________________

Mais liberdade

Por Michele Carolaine de Freitas e Mariana Adriana Martins da silva

Primeiro é preciso criar a cultura de denunciar o agressor, para isso basta prestar queixa e descrevê-lo fisicamente, fazendo descrição com detalhes das roupas que estava usando,por exemplo. 

Ajudaria também se tivesse mais policiamento, intimidaria o agressor e as mulheres ficariam mais sossegadas e poderiam andar em paz nas ruas com as roupas que quisessem.

 

8 comentários:

  1. Ola garotas, gostei muito do texto de vocês... tá certo que as mulheres sofrem mais assédio e abuso sexual, mas também pode ocorrer a mesma situação com os homens principalmente quando ainda são crianças ou na adolescência. E nesse caso sobre as mulheres que sofrem de abuso, certamente como diz o texto, elas não denunciam porque tem medo de sofrer mais violência logo após o ocorrido, ou ainda reagir negativamente a abordagem , pois também pode ser muito arriscado para si mesmo. Quando isso acontecer com você, a primeira coisa que deve fazer é correr e pedir ajuda para um policial ou um adulto por perto, também ir para um lugar movimentado porque a mais chances de o assediador fujir e não andar mais por lá, a vitima deve certamente identificar a cara do assediador e logo depois denunciá-lo para as autoridades para não sofrer o mesmo caso de novo.


    É bom que essa cultura de respeito entre meninos e meninas aconteça nas escolas, nas ruas e nas famílias e um jeito disso acontecer é falando sobre isso.
    Leonardo Vinicios da Silva nº20 9° A

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adryelle, Aline e Carla! Esse é um tema bastante importante e que deve ser debatido em sala de aula e debatido entre vocês, jovens para que saibam como agir caso passe por uma situação de constrangimento. O assédio sexual é algo muito sério que marca a pessoa assediada para sempre. Muitas vezes marca tanto que a pessoa evita sair de casa, deixa de estar com amigos e precisa da ajuda de um médico para poder se curar. Por isso é preciso denunciar. As meninas precisam saber que muitas cantadas não são elogios e mesmo que tenham medo não devem se intimidar. Denunciem atitudes desrespeitosas da parte de quem quer que seja porque assédio é crime.

    ResponderExcluir
  3. Oi,meu nome é THALITA VICTÓRIA e achei interessante e também concordo com o que falou
    O assédio sexual no Brasil é uma coisa comum, as principais vítimas são mulheres de mais variadas idades. Os agressores podem ser jovens, adultos e, inclusive, homens mais velhos também. As mulheres não devem considerar esse comportamento como se fosse algo natural, pois esse tipo de conduta pode abalar a estrutura emocional feminina.
    Isso acontece as vezes comigo,eu passo na rua e meninos fazem fiu fiu.
    Passou na Tv que meninas dão queixa e morrem por causa disso.
    Acho também que meninas têm que tomar muito cuidado porque às vezes os meninos fazem brincadeiras sem graças como assobiar, chamar a gente de vários tipos de palavras tipo elogio, mas na verdade é cantada.


    thalita victória dos santos nascimentos n° 27 6ºB

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas, meu nome é Maria Vitória,eu gostei muito do assunto do qual gera muitas discussões eu acho que as leis deveriam ser mais rigorosas pois nos dias de hoje não temos mais liberdade de sair de casa com uma roupa mais curta porque de um jeito ou de outra somos agredidas com palavras desagradaveis.Será que tem leis mais severas para acabar com o assédio ?.
    Maria Vitória N:23 9 ano A

    ResponderExcluir
  5. Olá, pessoal,achei muitolegal o texto esse assunto e muito falado com todos e todo mundo acha normal mais não é, fica mechendo com as mulheres na rua em todo lugar só por tá com uma roupa curta ou só por ser bonita e uma falta de respito com as mulheres mas támbem as vezes as mulheres exagera um pouco nas suas roupas mais isso n e motivo pra fica mechendo as vezes ate fisicamente.



    Erick Henrique 9ºB

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas, meu nome é Manu.

    Achei interessante e também concordo com o que falou. O assédio sexual no Brasil é uma coisa comum, as principais vítimas são mulheres de mais variadas idades . Eu acho que as leis deveriam ser mais rigorosas pois nos dias de hoje não temos mais liberdade de sair de casa com uma roupa mais curta pois esse tipo de conduta pode abalar a estrutura emocional feminina.
    Isso acontece as vezes comigo,eu passo na rua e meninos fazem fiu fiu . Achei muito interessante da sua parte querer expor sua opinião sobre esse assunto parabéns

    Manuela Albarazini

    ResponderExcluir

  7. Olá meninas, meu nome é Amanda.

    Eu gostei muito do assunto do qual gera muitas discussões eu acho que as leis deveriam ser mais rigorosas. Os agressores podem ser jovens, adultos e, inclusive, homens mais velhos também. As mulheres não devem considerar esse comportamento como se fosse algo natural, pois esse tipo de conduta pode abalar a estrutura emocional feminina. Muitas vezes marca tanto que a pessoa evita sair de casa, deixa de estar com amigos e precisa da ajuda de um médico para poder se cura .Eu acho que as meninas tem que ter mois valor.

    Amanda Zotesso

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por responder
    Sim esse assunto é realmente complicado.
    Tem algumas mulheres que adoram uma saia curta, um decote mais isso não é motivo para cantadas idiotas .
    Muitos meninos que leram esse editorial disseram "Nunca fiz isso respeito as mulheres" é nunca deu a cantada porquê tem medo de leva uma bifa ,mas fica filmando ...Sim tem meninos que saem atrás da mulher e ficam filmando suas partes íntimas ! Meninos larguem de serem bestas OK?!


    Carla 9°A

    ResponderExcluir