POSTAGENS RECENTES

quinta-feira, 23 de abril de 2015

REPORTAGEM


DORMIR BEM


 Por Ana Júlya Feriani

É cada vez mais comum as pessoas dormirem menos. De acordo com o especialista Clete Kushida, a iluminação artificial vem transformando noites em dias e alterando os hábitos da humanidade, desde a invenção da lâmpada (1879).
         Entretanto é possível desenvolver uma rotina de sono adequada com atitudes simples e certo esforço pessoal. “Manter disciplina de horários, evitar luz forte e não consumir nicotina e estimulante duas horas antes de se deitar” – é uma das recomendações de  Kushida.


      A biomédica Mônica Levi Andersen também tem dicas para uma boa noite de sono: fazer exercícios físicos e ter uma boa alimentação. A posição em que dormimos é outro fator determinante. O melhor é dormir de lado com um travesseiro entre as pernas, pois mantém a coluna ereta e deixa a pessoa mais confortável, isso é o que afirma o especialista Clete Kushida.       

     Essas recomendações são importantes porque de acordo com Kushida o “ideal é se afastar de remédios para dormir, porque as pessoas se tornam dependentes desses medicamentos”.



9º ano A – nº 05

Mais informações no link abaixo:

http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/339340_DORMIR+MAL+PODE+MATAR+

7 comentários:

  1. Os rumores do sono
    É mais comum jovens recorrem aos celulares e computadores durante à noite, ccom isso causando a falta do sono nas horas notunas.
    De acordo com o Presidente da Federação Mundial do Sono, Clete Kushida, o jovem precisa dormir 10 horas diária, entretanto á Biomédica da UNIFEST, Mônica Levy Andersen, afirma que depende de cada pessoa.
    “Nas últimas duas décadas, as sociedades do mundo todo têm reduzido as horas desono. Isso leva a inúmeras consequências, como alterações cardiovasculares, maior suscetibilidade a doenças e a obesidade”, assevera Mônica Levy.
    Para biomédica Levy é preciso atividades físicas e uma boa rotina diária para que a pessoa tenha uma boa noite de sono.

    Aluna: Jheniffer de Fatima Furlaneto de Carvalho.
    9º ano B – nº 15.

    ResponderExcluir
  2. texto muito bom pois explica certinho como ter uma boa noite d sono, fala que devemos fazer ,mais muitas vezes a maioria das pessoas nao faz o correto .


    Aluna: Andressa Balena <3
    N- 06
    9 ano A

    ResponderExcluir
  3. ana seu texto ficou bem legal mesmo 9 ano A

    ResponderExcluir
  4. Ana, Parabéns gostei muito do seu texto, e vai ajudar muitas pessoas

    Larissa Carvalho 9A n 19

    ResponderExcluir

  5. Olá, Ana Júlya, a partir de hoje irei seguir os comandos de como ter uma boa noite de sono e adorei saber que dormir com um travesseiro entre as pernas é ótimo para manter a coluna ereta .
    Bom, Ana, uma alimentação saudável seria comer de 3 em 3 horas , ter um prato cheio de legumes e verduras , e comer muitas frutas?
    Adorei seu texto ficou ótimo parabéns, Ana, a partir de hoje seguirei todas as dicas que estão presentes no texto .


    LORENNA VITORIA SANTANA DE CARVALHO – 11 anos 6° ANO B

    ResponderExcluir
  6. VOCÊ SABIA .
    Quem ronca não pode estar dormindo bem, porque o ronco significa que existe alguma resistência para a entrada do ar nas vias respiratórias – o ronco é produzido pela vibração dos tecidos que estão no caminho da entrada do ar. Estudos indicam que uma das complicações disso é a hipertensão. Acordar com a boca seca, ter suor noturno ou dor de cabeça matinal são outros sintomas de que não se está dormindo bem.

    Vitoria mezuraro 1 ano b

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Felipe de Souza Faustino, o celular vicia e tira o sono e da pessoa e não da pra dormi o tempo necessário que é pra dormi desenvolver a rotina de sono adequada com atitude simples certo esforço pessoal nosso pode ajudar a equilibrar o esforço do celular.

    Felipe de souza 12anos



    ResponderExcluir