POSTAGENS RECENTES

sexta-feira, 25 de abril de 2014

 11 DE ABRIL : PRIMEIRO  DIÁLOGO : INDÍGENAS EM MARINGÁ !


O QUE ESTAMOS FAZENDO COM OS POVOS INDÍGENAS?

No dia 11 de abril de 2014, o COLÉGIO TÂNIA VARELLA esteve representado no primeiro diálogo sobre os Indígenas em Maringá. O evento foi promovido  pela ASSINDI - Associação Indígena de Maringá que atende aos povos KAIGANG da região do Rio Ivaí. Os indígenas ficam  de 20 a 30 dias na Associação, produzem artesanatos que são vendidos para mantê-los em suas aldeias.(Fotos em anexo).Eles fazem uma espécie de rodízio, pois segundo os coordenadores,  há conflitos entre tribos se as mesmas se misturarem. Assim atendem uma a cada período. A associação recebe vários indígenas universitários que ficam na casa até terminar o curso universitário, depois voltam para suas aldeias.
Para enriquecer os conhecimentos dos presentes : representantes da Secretaria de Direitos Humanos, SASC - da Assistência Social; da Mulher,Secretaria Étnico-racial , representantes políticos, e convidados, palestrou o Professor e pesquisador Luiz Fernando Caldas Fagundes de Porto Alegre, responsável por políticas públicas de sua cidade no que tange aos Indígenas.
Dentre tantos conhecimentos adquiridos sobre a cultura indígena é importante ressaltar que as pessoas ditas "brancas"estão preocupadas e sentem-se invadidas com os indígenas na cidade, principalmente em lugares centrais. E eles respondem "então , este é nosso lugar, o branco construiu os prédios no lugar da mata que caçávamos, destruiu os rios que pescávamos e agora aonde o índio vai ficar? Este também é nosso lugar!"
A ASSINDI está pedindo o auxílio da sociedade para amenizar esta situação e propiciar aos DONOS DESSAS TERRAS um mínimo de respeito à sua cultura. 
Outro ponto relevante foi o relato do professor que viveu com os indígenas e fez algumas perguntas e dentre elas destaca-se esta resposta: "Crianças brancas são VIOLENTAS e AGRESSIVAS  porque vivem longe de seus pais de sua família, filho tem que estar ao lado dos pais até ficar adulto para ter HARMONIA, porque se estiver ao lado de outra pessoa vai ficar diferente e revoltado". Isso é cultura indígena.
Diante deste contexto, deve-se repensar a situação, o respeito para com, e por que não a inserção  da cultura indígena em nossa sociedade?  Fica aí a dica : é necessário conhecer os povos indígenas atuais e o que estão pensando dos brancos neste momento histórico.
Leda Maria Cabral.

Confiram as fotos do evento:












Nenhum comentário:

Postar um comentário