Por Andressa Keren
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)* já está sendo estudado há mais de um século. No começo os especialistas pensavam que era um problema genético no cérebro, depois com o passar do tempo começaram a achar que as atitudes dos pacientes com TDH era pura falta de educação, e que isso era culpa dos pais. Com o avanço da tecnologia ficou claro que o TDAH é um distúrbio no cérebro. Uma forma de tratar esse transtorno é usar a ritalina. Embora muitos discordem do seu uso, na verdade deixar de tratar a criança é ainda pior.
Pesquisas mostram que no Brasil 10% das crianças sofrem de TDAH, e por isso não conseguem prestar atenção às aulas porque esse distúrbio não permite que a criança mantenha a atenção por muito tempo. A ritalina altera a química cerebral o que permite a criança manter atenção.
Existem casos de crianças que sofrem bullyng por sua maneira de agir e acaba com a autoestima abalada, isso significa que as crianças com TDH precisam da ritalina, não só para melhorar a concentração, mas também porque esse remédio pode ajudar no relacionamento com as outras pessoas.
Existem casos de crianças que sofrem bullyng por sua maneira de agir e acaba com a autoestima abalada, isso significa que as crianças com TDH precisam da ritalina, não só para melhorar a concentração, mas também porque esse remédio pode ajudar no relacionamento com as outras pessoas.
No entanto há pessoas que não gostam da ritalina e argumentam que ela pode viciar com constante uso. Por outro, os especialistas consideram que o benefício da ritalina usada na infância é maior do que os malefícios. Deixar de tratar a criança é comprometer sua formação acadêmica e sua vida social. Quando os pais têm condição financeira é indicado que procurem também um psicólogo, pois tratamentos associando remédio e acompanhamento psicológico trazem ótimos resultados.
Dessa forma, é sensato que os pais procurem um médico para diagnosticar seu filho, mas se for o caso não hesitem em usar a ritalina.
*O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando prejuízos a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente em casa e na escola/trabalho). A criança com Déficit de Atenção muitas vezes se sente isolada e segregada dos colegas, mas não entende por que é tão diferente. Fica perturbada com suas próprias incapacidades. Sem conseguir concluir as tarefas normais de uma criança na escola, no playground ou em casa, a criança hiperativa pode sofrer de estresse, tristeza e baixa autoestima.

seu texto ficou otimo apesar que foram aulas aulas para ficar bom assim parabéns Andressa keren
ResponderExcluira nem demorou tanto tá
ResponderExcluirParabéns Andressa seu texto ficou muito objetivo e explicativo e concordo totalmente com vc, crianças devem ser sempre assistidas e quanto antes melhor. Bjão, Prof. Carla
ResponderExcluirP.S: Saudades de vcs
seu texto ficou muito bom Andressa Parabéns
ResponderExcluiro texto ficou ótimo tem um lado bom e o lado ruim
ResponderExcluirO tratamento e essencial a essas crianças, mas acho que a sociedade devia se informar mais e capacitar profissionais para o acompanhamento pedagógico e social dessas crianças.
ResponderExcluirEste texto está muito bom, com argumentos e explicações objetivas. Parabéns!
ResponderExcluirEste texto está muito bom, com argumentos e explicações objetivas. Parabéns!
ResponderExcluirA ritalina tem o uso nessesario para serta pessoas, os pais não acredita porque numca ouviram falar dessa doença que pertuba os filhos na infancia; Nome:Wallace 9ano B
ExcluirO texto da Ritalina está ótimo, e não é recomendado para crianças , que tem problemas psicológicos. NOME: JOSÉ 9°anoB Nome:Adriel.
ExcluirMuito importante nós sabermos sobre o TDAH , porque tem crianças que sofrem com essa doença, e é muito ruim para os pais que têm filhos que sofrem com isso Há alguns pais que não têm condição mesmo de compra remédio, por isso deveria ser oferecido pelo governo em postos de saúdes.
ResponderExcluirBruna Rodrigues 9 ano B
Gostei muito do texto pois ele nos ajuda a entender melhor sobre o TDAH, e acho que a ritalina devia ser gratuita e distribuída em postos de saúde, pois tem famílias que não tem condições de comprar o medicamento.
ResponderExcluirAmanda Oliveira 8 ano B